top of page

Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Desemprego tem leve alta em Porto Alegre em julho

Aumentou, ainda que levemente, a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre em julho. No mês passado, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), a parcela da população desocupada na região passou de 10,3% para 10,4%. A taxa, apesar disso, é a menor entre as cinco capitais pesquisadas - o pior resultado é o de Salvador, onde o desemprego já passa de 25,7%, seguido por Distrito Federal (18,9%), São Paulo (17,4%) e Fortaleza (12,8%).

A relativa estabilidade em meio a um cenário de deterioração do emprego, porém, não é motivo para comemoração. "Essa estabilidade não pode transmitir conforto quando, na verdade, isso não existe", argumenta Lucia Garcia, economista do Dieese. Fatores como a dificuldade no cenário econômico mundial, a política de austeridade fiscal do governo federal e mesmo uma recuperação industrial ainda pouco efetiva são elencados como motivos que podem piorar o cenário nos próximos meses.

Em números absolutos, eram 197 mil os desempregados na Grande Porto Alegre no mês passado, número 0,5% maior do que em junho. Ao mesmo tempo, o número de trabalhadores ocupados chegou a 1,701 milhão, queda de 0,4%. A estabilidade na taxa, como já vinha acontecendo nos últimos meses, foi fruto novamente da redução na População Economicamente Ativa, que encolheu 0,3% e amorteceu o efeito do fechamento de vagas. Isso acontece por conta, por exemplo, de pessoas que saíram do mercado de trabalho para se aposentar, ou de jovens que estão adiando a entrada no ambiente profissional para prorrogar os estudos.

"Em algum momento, haverá reversão dessa tendência, mas é difícil pontuar quando isso acontecerá", projeta Iracema Castelo Branco, economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Embora não haja sinais dessa situação aqui, a pesquisadora afirma que, em outras regiões, já se percebe um início de movimento dos jovens na via contrária, abandonando os estudos e ingressando no mercado.

Fonte: Jornal do Comércio

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page