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Internet banking facilita a gestão das empresas

Ir pessoalmente até o banco para resolver pendências financeiras na mesa do gerente é, definitivamente, uma ação em desuso. Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que mais da metade do total de transações feitas em 2015 foi realizada por meio de canais digitais, o que demonstra a consolidação não só do internet banking como também do mobile banking.

O consumidor quer mais praticidade e mobilidade dos serviços financeiros, desejo a que os bancos respondem oferecendo cada vez mais funcionalidades tanto no site quanto nos aplicativos para smartphones. “Hoje, tempo é algo imprescindível, e a velocidade e a praticidade permitidas pelos meios digitais são fatores cruciais na tomada de decisão”, afirma Adriano Lucas Balaguer, gerente de projetos da GFT, consultoria especializada em tecnologia da informação para bancos. “A evolução das ferramentas de autenticação utilizadas nesses canais tornou seu uso muito mais seguro”, diz. O Brasil é o sétimo país no mundo que mais investe em tecnologia da informação no setor bancário.

Essa realidade não se limita ao universo das contas-correntes de pessoas físicas. O estudo da Febraban aponta que o total de contas bancárias de pessoas jurídicas com acesso ao internet banking avançou 75% entre 2011 e 2015. “A facilidade de movimentar os produtos e serviços de sua conta de qualquer lugar e em qualquer momento é fundamental para esse público”, diz Balaguer. “A capacidade de utilizar linhas de crédito imediatamente após o fechamento de um novo negócio, por exemplo, faz com que pessoas jurídicas sejam muito beneficiadas pela mobilidade e pela liberdade de horários.”

Além das operações mais comuns, como consulta às informações sobre a conta-corrente, é possível contar com serviços eletrônicos mais sofisticados, como solicitação e aprovação de pagamentos e recebimentos, transferências e acompanhamento de investimentos. Além disso, todo o gerenciamento de fluxo de caixa pode ser realizado digitalmente, com soluções personalizadas propostas com base na análise do perfil financeiro da empresa.

O Débito Direto Autorizado (DDA) é um bom exemplo da digitalização cada vez maior dos serviços bancários. Lançado em 2009 no Brasil, o serviço permite que boletos de cobrança sejam apresentados ao cliente de forma totalmente eletrônica. Após um cadastro, os boletos são disponibilizados no internet banking, o que facilita a organização e a aprovação das contas a pagar. O DDA gera eficiência no controle e na gestão do fluxo de caixa e facilidades para realizar os muitos pagamentos realizados pelas empresas, sem papel e sem a necessidade de troca de arquivos ou digitação.

Para as empresas, serviços como o DDA e os demais oferecidos pelos canais digitais de atendimento representam agilidade e eficiência. E o melhor, com uma camada de segurança que permite acessar as informações de qualquer lugar e a qualquer hora, pelo computador ou pelo celular.

Fonte: Exame

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