top of page

Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Convenção da AGV debateu as transformações do varejo

A Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo realizou nos dias 21 e 22 de outubro, o seu 4º Encontro anual no Hotel Master Palace, em Gramado. Reunindo lideranças da área, diretores e associados de todo Estado, o encontro teve como tema “Transformação – Veja, Sinta, Mude”, e debateu estratégias para superar o momento econômico adverso e os rumos do desenvolvimento do varejo para 2017.

"O objetivo deste quarto encontro foi promover cada vez mais debates que possam ajudar no crescimento da AGV, dos associados e do varejo, como um todo. Buscamos sempre trazer novas ideias, estratégias e exemplos práticos que façam a diferença e apontem efetivamente caminhos a serem trilhados com segurança", apontou o presidente da entidade, Vilson Noer.

A primeira palestra foi de Vladimir Araújo, designer especialista em branding e estratégias visuais para o varejo, que analisou as ações das marcas que estão transformando negócios e ideias. “A marca é como uma história e representa as ações e a reputação de uma organização. Por isso, é importante que haja um posicionamento estratégico e planejamento bem definidos”, explicou Araújo.

Na sequência, o consultor Solano Pugliero coordenou um painel sobre Varejo Transformação, reunindo o diretor da MB Farmácias, Eder Luiz Fernandez, a diretora da Lojas Gang, Ana Luiza Ferrão e o diretor de Desenvolvimento da Ferragens Thony, Ricardo André de Oliveira.

Fernandez contou sua trajetória, como tentou se reinventar em diversas fases na carreira, explicou a busca constante de capacitação e, como transformou três farmácias em 12 lojas no período de três anos. Fernandez ressaltou a importância de um bom planejamento estratégico e também de motivar os funcionários.

A representante da terceira geração do grupo Lins Ferrão, Ana Luiza Ferrão abordou a aquisição das Lojas Gang pela rede em 2013. Ana destacou que após o negócio, os seus principais desafios fora manter os atributos de uma marca referência, evoluir, crescer e melhorar os processos.

Já Oliveira, falou da Ferragens Thony, que atua há 40 anos na área de materiais de construção, possui três lojas físicas, televendas e e-commerce. O dirigente ressaltou as oportunidades que enxergou ao começar a trabalhar na empresa do pai, tais como: a renovação do modelo tradicional de ferragens, conceito one stop stop, multicanal, integrar informações e déficit habitacional.

Para encerrar os debates da manhã, Adriane Lengler falou sobre o Marketing Digital no Varejo, sobre as gôndolas virtuais e a importância da integração de todos os canais do varejo (omnichannel).

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

Iniciando as palestras da tarde, integrantes da AGV Jovem trataram de inovação. Romulo Figurelli e Gabrielle Bernardon trouxeram o case do Espaço Dellas Beauty Bar, uma proposta de mudança no mercado tradicional, de pensar no negócio e ter um diferencial competitivo. Ambos destacaram alguns pontos diferencias do salão, como: abrir às 7h da manhã, não ter agenda para fazer serviço de manicure, a criação de um clube do esmalte, entre outros. O mais expressivo é o aplicativo para agendar horários, serviço de escova a um valor baixo, e um bar com sucos, cafés e bebidas alcoólicas.

Vera Lassance Moreira, psicóloga especialista em Psicologia Organizacional, falou sobre Líderes na Modernidade. Conforme Vera, no trabalho é preciso sair da verdade absoluta, é importante ouvir, entender o que os outros têm a falar, para nos desenvolvermos. Na palestra também foram abordados: a importância das regras, delas serem claras para os funcionários, e de como fazer cobranças, a diferença entre chefe, líder e gestor.

Coube ao presidente da CDL Porto Alegre Alcides Debus fazer um relato sobre a Lógica do Ganho – Suas Decisões Fazem Você Vencer, na qual abordou aspectos dos efeitos dos pensamentos sobre aquele que tem que tomar decisões. “A trilha mental nos força a pensar e decidir sempre do mesmo jeito, que nos leva às mesmas decisões. Temos que ter a consciência de que isso acontece sempre”.

Depois da exposição dos serviços da BVS Boa Vista, gestor comercial da CDL Porto Alegre, foi a vez de Adriano Sonda, presidente da CDL Passo Fundo, falar como entidade destacada pela AGV entre suas associadas. O dirigente relatou o modelo de gestão e de sucessão na entidade, os investimentos em marketing para as ações programadas, os indicadores de desempenho adotados no planejamento estratégico e a relevância da AGV na construção de um cenário promissor associativo.

O economista da BVS – Boa Vista Serviços Flavio Calife Tendências do Crédito e do Varejo, revelando as expectativas positivas dos indicadores macroeconômicos nos próximos meses. Em suas expectativas estão a queda gradativa da inadimplência e da taxa de juros ao consumidor.

No encerramento do evento, foi realizada uma avaliação política do RS e foram apontadas pelos participantes as principais demandas dos associados da AGV. Desses temas, foi feita a Carta de Gramado, que será encaminhada ao governador e aos deputados estaduais.

Troféu Atena

Para encerrar o evento, foi entregue o Troféu Atena para a jornalista Giane Guerra. Criado em 2014, a homenagem simboliza o agradecimento para o destaque do ano em defesa do varejo do Rio Grande do Sul. Já foram agraciados o deputado estadual, Frederico Antunes (PP) e a presidente da Federasul, Simone Leite.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page