top of page

Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

AGV prevê mais 1 milhão de clientes com cadastro positivo

O Rio Grande do Sul poderá ganhar 1 milhão de novos consumidores com potencial de compra, que se juntarão aos atuais 6 milhões de pessoas que se utilizam de algum tipo de crédito. A estimativa é da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) a partir da implementação do Cadastro Positivo previsto na Medida Provisória anunciada pelo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, em 20 de dezembro de 2016. “O potencial de expansão do crédito no estado supera os 50% do Produto Interno Bruto (PIB), podendo chegar até a 68% desse indicador”, comenta o presidente da AGV, Vilson Noer.

Conforme dados da entidade, esta expansão poderá significar um volume financeiro adicional de até R$ 60 bilhões em compras em um prazo de 5 anos, invertendo o cenário de queda nas vendas do varejo gaúcho, ampliando o número de empregos do setor e movimentando a economia gaúcha. “Isso pode ser medido a partir da redução da ociosidade atual da indústria e o aumento dos pedidos do comércio nos segmentos de eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis, assim como setores de imóveis populares”, diz Noer.

Projeções da AGV indicam ainda que as taxas de juros cobradas pelo varejo tendem a diminuir para 70% dos atuais tomadores de crédito. Para o dirigente, o mercado está maduro em razão da maior conscientização das pessoas já que os indicadores de endividamento familiar e inadimplência estão bastante estáveis. “Ou seja é possível expandir o crédito no Brasil sem tanta preocupação com aumento de demanda o que poderia gerar maior inflação mas este risco parece eliminado”, diz.

O programa foi anunciado em dezembro de 2016 e prevê para este ano o cadastramento de 1 milhão de pessoas no Rio Grande do Sul

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page