Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Consumidor brasileiro já recuperou parte do otimismo perdido

27/3/2017

O Brasil passou do último para o 4º lugar de otimismo entre 8 economias emergentes pesquisadas pelo Credit Suisse

 

O consumidor brasileiro já esteve mais pessimista, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pelo Credit Suisse. O país passou do 8º para o 4º lugar de otimismo entre 8 economias emergentes pesquisadas. Na nossa frente estão, na ordem, Índia, Indonésia e China. Depois do Brasil estão África do Sul, México, Rússia e Turquia.

 

“O ambiente macro do Brasil ainda é desafiador, mas são evidentes as expectativas de uma melhora gradual daqui em diante”, diz o texto. A porcentagem de brasileiros que esperam que suas condições financeiras vão melhorar nos próximos 6 meses quase triplicou em um ano (mas segue baixa em 29%).

E os brasileiros são último lugar quando perguntados se agora é um bom momento para fazer uma grande compra. Mas em termos percentuais, todas as medidas tiveram melhora expressiva em relação aos números do ano passado.

 

A recuperação dos preços de commodities, o fortalecimento do real e a queda das expectativas de inflação são alguns dos fatores citados pelo estudo. Também foi verificado um surpreendente aumento no gasto com férias e outro não tão surpreendente em acesso à internet que “pode ser explicado por consumidores cortando outras formas de entretenimento”.

 

A previsão do Credit Suisse para crescimento da economia brasileira em 2017 é de apenas 0,2%, menos da metade da média do mercado. 14 mil pessoas foram ouvidas no total, 1.550 delas no Brasil (70% em áreas urbanas e 30% em áreas rurais).

 

Fonte: Exame

Please reload

Posts Em Destaque

* Texto publicado no Jornal do Comércio, na edição do dia 23 de março de 2020. 

As medidas apresentadas pelo Governo do Estado para evitar a propagação...

ARTIGO: Impactos econômicos da pandemia no varejo

23/3/2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo