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5 Tendências da nova economia para empreendedores


Nos últimos anos, o empreendedorismo mudou, e diversos paradigmas foram quebrados. Os avanços tecnológicos e o desejo de tornar o mundo um lugar melhor estão na raiz dessas transformações. O assunto foi tema do painel “Velhos e Novos Paradigmas – o mercado de trabalho no século 21”, realizado na noite desta terça-feira (16/5), durante o evento de abertura do Unibes Lab 2017, um programa de incentivo a empreendedores da economia criativa. O bate-papo contou com a presença de Fernando Simões Filho, fundador da Bemtevi Investimento Social; David Faiguenboim, CEO e fundador da SmartDrive; Thiago Vinicius, fundador do Banco Comunitário União Sampaio; e de Rafaela Cappai, fundadora do Espaçonave. A diretora de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Sandra Boccia, foi a mediadora do painel. Durante a conversa, os participantes falaram sobre as principais tendências do mundo dos negócios e deram dicas para que os empreendedores se adaptem aos novos tempos. Confira a seguir: 1. O conceito de sucesso mudou Os participantes do painel ressaltaram que a própria definição de sucesso vem se transformando nos últimos tempos. Antes associado ao retorno financeiro, hoje o conceito se aproxima mais de valores como qualidade de vida e realização de um propósito. "E o empreendedorismo pode ser uma alternativa para a conquista deste novo sucesso", diz Simões Filho, da Bemtevi. 2. Escola da vida é tão importante quanto educação A falta de uma educação formal não impediu que Thiago Vinicius, um empreendedor do Campo Limpo, periferia de São Paulo, criasse uma instituição financeira de sucesso. O Banco Comunitário União Sampaio instituiu uma moeda própria na comunidade e concede empréstimos para pequenos empreendedores da região. Vinicius se define como "formado em ruologia e pós-graduado em pular muros." "A educação é importante, mas podemos ir longe aprendendo na escola da vida", diz. A opinião é compartilhada por Faiguenboim. "Eu acredito que é a determinação do empreendedor que vai determinar o seu sucesso", afirma. 3. É possível criar a demanda pelos seus produtos No passado, era comum dizer que, para fazer sucesso, era preciso identificar uma demanda e se esforçar para atendê-la. Hoje, essa situação mudou. "Atualmente também é possível criar uma demanda. Dez anos atrás, por exemplo, não havia smartphones. Hoje não conseguimos imaginar a vida sem eles. Uma necessidade foi criada", diz Faiguenboim. 4. Ter flexibilidade é fundamental Outro tema discutivo no evento foi a pivotagem – momento em que uma empresa muda significativamente de foco, passando a fornecer outro produto ou serviço, ou atendendo um público diferente. "Se o projeto não estiver dando certo, não há problema em alterar totalmente o rumo. Essa flexibilidade é muito importante nos dias de hoje", diz Rafaela. 5. Existem oportunidades no caos Em um cenário de profundas mudanças tecnológicas e comportamentais em todo o mundo, são muitos os paradigmas que estão sendo colocados em xeque. De acordo com Rafaela, fundadora do Espaçonave, esse caos gera diversas oportunidades". "Em meio a essas transformações constantes, temos a chance de fazer muita coisa diferente, ajudar quem precisa e realizar nossos sonhos", afirma Rafaela.

Fonte: Varejista

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