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6 ações de brasileiros para reduzir o risco de fraude na internet


O uso dos smartphones é cada vez mais comum. É difícil não encontrar alguém que não esteja com o aparelho em mãos. E é evidente que o potencial para as marcas em atuar nesses dispositivos e em canais on-line é enorme. Contudo, na visão do consumidor, ainda há barreiras para se comprar pela internet, seja pelo celular seja pela internet: o receio de fraude é um deles.

De acordo com o estudo Total Retail, da PwC, apesar de mais da metade dos entrevistados gostarem de receber ofertas e estarem dispostos a pagar pelo smartphone, 64% dos consumidores afirmam que têm receio de que as informações pessoais sejam roubadas ao usar os smartphones. Apenas 17% acreditam que não teriam problemas ao efetuar as compras pelo dispositivo.

A média global não é muito diferente da média brasileira. Ao todo, 65% dos consumidores ouvidos em outros países afirmaram que concordam com essa afirmação.E 13% discordam.

O que fazer?

Diante desse receio, muitos brasileiros adotam diferentes medidas para evitar a fraude. A principal delas é utilizar apenas sites confiáveis e legítimos, segundo 78% dos entrevistados brasileiros.

Entrar apenas em sites das empresas que confiam é estratégia de 65% dos entrevistados brasileiros. Escolher provedores de pagamento de que confiam também é ação adotada por 53% dos entrevistados.

Outras ações são evitar clicar em anúncio (47%), evitar clicar em pop-ups (46%) e utilizar um cartão de crédito que fornece proteção para compras (44%).

A média global não é muito diferente. Segundo dados do estudo que envolveu consumidores de 29 países, a principal estratégia é acessar sites confiáveis e legítimos. A maior diferença neste caso é sobre pop-ups, que recebem mais atenção dos consumidores entrevistados globalmente do que dos brasileiros, conforme infográfico a seguir.

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