Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Como criar uma estratégia bem sucedida para internacionalizar um negócio

Mesmo vivendo de forma recorrente uma realidade bastante conturbada, o brasileiro é conhecido como alegre, hospitaleiro, festeiro. Abraçar essa visão é uma estratégia fundamental da Havaianas – o seu posicionamento é levar o “espírito brasileiro de verão” pelos lugares.

Na visão da empresa, essa é uma das razões que fazia com que, já nos anos 1990, os produtos da marca fossem adquiridos por turistas que queriam levar uma lembrancinha da terra tropical. Foi essa percepção que garantiu a certeza de que a internacionalização da empresa era o caminho a ser escolhido. E a escolha foi certeira. “Procuramos levar o colorido, a alegria, a espontaneidade, o simples, o otimismo para as pessoas em todo o mundo”, descreve Carla Schmitzberger, diretora da varejista.

Atualmente, 25% da receita da companhia vem das operações internacionais, que não são poucas. O processo começou nos anos 2000, se intensificou em 2004, em 2007 e continua em andamento. Mais de 52 países do globo contam com as famosas sandálias e aproximadamente 30 milhões de exemplares são vendidos todos os anos, com um crescimento de pelo menos 15% ao ano. O case de sucesso serve de inspiração para o mercado nacional. De fato, mesmo em anos de turbulência econômica, as marcas optaram pela operação lá fora. Isso porque esse não é um processo rápido e simples, então a economia do país não tem tanta influência assim.

“O ato de internacionalizar é um planejamento de médio a longo prazo, precisa de três a cinco anos para ser projetado”, explica Juarez leal, coordenador de Internacionalização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). “Ele faz parte do cerne da empresa. É uma questão de ‘quem eu quero ser para o mercado'”, garante. Afinal, o que é necessário para levar uma marca para território internacional?

Fonte: PortalNovarejo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
Venha nos Visitar

Rua Senhor dos Passos, 235 / 4º andar

Bairro Centro

Porto Alegre - RS - Brasil

Tel (51) 3017.8241

Cel (51)99860.0686

  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Blogger - Grey Circle