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Varejo digital e físico: onde estão as oportunidades de crescimento?


Tenha em mente a necessidade de manter o foco no cliente, independentemente da opção pelo varejo digital ou físico

Quais as vantagens do varejo digital?

Já considerado o canal de vendas em maior crescimento atualmente , o varejo digital acompanha as mudanças de comportamento do consumidor. Devido ao avanço da tecnologia, as pessoas estão modificando a forma de pesquisar preços e comprar. Isso significa que ter um e-commerce não é apenas uma tendência.

O varejo digital é dinâmico e personalizado, dois pontos atrtivos e bem relevantes para que o cliente tenha a melhor experiência de compra possíve. Só isso já pode fazer com que ele escolha o e-commerce em detrimento de uma loja física.

Caso ainda precise de outros motivos para entender o crescimento do varejo digital, veja a seguir, 3 vantagens incríveis dessa modalidade:

1. Possibilidade de integração dos canais de venda

Todos os canais de venda podem ser convergidos com a tendência do varejo chamada omnichannel. Dessa forma, o consumidor praticamente não diferencia o universo virtual do físico em termo de compra, já que tudo estará integrado. É possível explorar diversas formas de associação, focando sempre na melhor experiência do cliente.

Aplicativos móveis podem ter o layout combinado com o site da empresa e com a temática das lojas físicas, por exemplo. Isso faz com que o consumidor se sinta mais confortável para satisfazer os próprios desejos e necessidades em qualquer um dos canais, sem encontrar barreiras.

Outro exemplo é que o cliente pode adquirir o produto no seu e-commerce e buscar o item em uma das suas lojas físicas – ou efetuar nestes estabelecimentos a troca do produto, caso ele não tenha ficado satisfeito.

Essa alternativa possibilita que ele experimente outros modelos de compra e que possa optar pelos canais de venda mais convenientes para as suas necessidades. Para a loja, significa prestar um atendimento mais eficiente e versátil, garantindo a satisfação do público.

2. Aumento da segurança

Foi-se aquele tempo em que comprar pela internet era uma atitude duvidosa e insegura. O e-commerce de hoje em dia apresenta opções de segurança em elevado grau, tanto para os consumidores quanto para a loja.

Se compararmos o investimento feito na segurança de uma loja física com o exigido em uma loja virtual, teremos um resultado bastante vantajoso para o meio digital. Afinal, par aque o e-commerce esteja protegido, basta a instalação e a manutenção de um servidor seguro, além de softwares de defesa afins.

Na loja física, por sua vez, é preciso investir em sistemas de alarme e monitoramento. Ou seja, é mais fácil solucionar os problemas de segurança no varejo digital. O custos fixos e variáveis de uma loja virtual são bem menores.

3. Diminuição da inadimplência online

O pagamento no varejo digital é feito antes mesmo que o cliente receba seu produto. Assim, o índice de inadimplência é baixo e a empresa não precisa lidar com as desvantagens do pagamento a prazo.

No varejo online fica mais simples identificar maus pagadores e limitar os riscos para a empresa. Além de aceitar diversos cartões de crédito, os clientes têm, ainda, facilidades como grandes parcelamentos das compras, fator importante no comércio eletrônico.

Caso o cartão não seja a forma favorita do cliente, o pagamento por meio de boleto bancário ou transferência online também é uma opção possível.

Quais as vantagens do varejo físico?

O varejo físico pode não ser mais uma tendência em constante expansão, mas ainda faz parte os hábitos de consumo do país. As compras presenciais têm grande importância e funcionam também como complementares ao varejo digital.

Associado ao e-commerce, os negócios podem ser alavancados em conjunto caso a empresa saiba aplicar as estratégias corretas. Observe duas vantagens que ainda fortalecem o varejo físico:

1. O cliente sai com produto em mãos

Para quem compra esse tipo de satisfação é fundamental. Além do tempo de entrega de um item comprado em uma loja online, existe a taxa correspondente ao valor do frete e os problemas que podem acontecer durante o envio.

2. O atendimento pessoal

Alguns consumidores prezam por essa relação de interação humana na hora da compra. O atendimento próximo e pessoal faz com que o cliente se sinta mais confortável na loja e mais seguro em relação empresa.

Mesmo sabendo que visitar uma loja física não é garantia de receber aquele tipo de atendimento personalizado e atencioso, muitos clientes prezam por esse tipo de interação.

Assim, para que um atendimento de alto nível aconteça é indispensável investir em treinamento adequado do seu time. O importante para a empresa é conhecer muito bem seu segmento para que a sua atuação no mercado seja eficiente.

Tenha em mente a necessidade de manter o foco no cliente, independentemente da opção pelo varejo digital ou físico. É isso que vai definir o sucesso do seu negócio.

Fonte: Info Money

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