Plataforma de Negócios

Eventos das Associadas AGV

Associe-se na AGV

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Blogger - Grey Circle
  • Home

  • Institucional

  • Pesquisa

  • Dados de Inadimplência

  • Convenções AGV

  • Logos AGV

  • Notícias

  • Fale Conosco

  • More

    Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

    Por que a América Latina continua construindo shoppings enquanto os EUA estão abandonando o modelo

    11/12/2017

     

    Existem cerca de 1,9 mil shoppings na América Latina. E tudo indica que haverá cada vez mais.

     

    Na última década, o setor cresceu em média cerca de 5% ao ano, o equivalente a 100 empreendimentos novos anualmente, segundo estudo realizado pela consultoria americana Lizan Retail Advisors. O levantamento inclui centros comerciais alugados com mais de 10 mil m².

     

    Apesar de o ritmo de crescimento ter desacelerado neste ano, é na América Latina que o setor vem apresentando seu melhor desempenho na última década.

     

    E, de acordo com o levantamento, o Brasil é o segundo país com mais centros comerciais desse tipo (cerca de 600, segundo o estudo), atrás apenas do México (com cerca de 650).

     

    A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê a inauguração de quase 30 centros comerciais no país até o fim do ano que vem, sendo a maioria fora dos grandes centros metropolitanos - uma tendência do setor no Brasil.

     

    Ainda segundo a Abrasce, o setor faturou R$ 157,9 bilhões em 2016 no país. As projeções indicam que o México manterá a liderança até pelo menos 2025, quando deve alcançar a marca de 760 shoppings construídos, segundo estimativas do Grupo de Inteligência de Mercado para a América Latina do Conselho Internacional de Centros Comerciais (ICSC, na sigla em inglês).

     

    A expansão da classe média, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e o aumento dos investimentos estrangeiros estão entre os fatores que influenciam a multiplicação dos shoppings - modelo comercial que, paradoxalmente, está retrocedendo nos Estados Unidos.

     

    No último ano, calcula-se que tenham sido construídos cerca de 50 shoppings na América Latina - número que, apesar de baixo na comparação com outros anos, não indica uma tendência de queda a longo prazo, segundo estimam analistas de mercado.

     

    "O desenvolvimento de centros comerciais continuará crescendo na América Latina, ainda que a uma taxa menor", diz à BBC Jorge Lizan, diretor-executivo da Lizan Retail Advisors.

    "O México definitivamente sai na dianteira, tanto em número de projetos como na sofisticação deles. Colômbia, Peru e Chile são outros países onde essa indústria segue crescendo. No Brasil, o setor não está crescendo neste momento por conta da recessão econômica, mas os empreendedores estão focados em estabilizar e consolidar seus portfólios", explica.

     

    Em relação à Argentina, Lizan acredita que o país "sairá da crise nos próximos dois anos e começará a desenvolver novos projetos de centros comerciais".

     

    Na contramão dos EUA

    Segundo o Banco Mundial, a classe média latino-americana cresceu vertiginosamente na última década, o que permitiu maior segurança financeira a milhões de pessoas, assim como mais acesso a crédito, estimulando progressivamente o consumo interno. No Brasil, esse crescimento foi interrompido pela crise dos últimos anos.

     

    "Quando a classe média dos Estados Unidos cresceu, entre 1945 e 2005, isso se refletiu na compra de carros e na construção de shoppings. A versão latino-americana segue um roteiro parecido", afirmou o pesquisador urbanístico Nolan Gary em artigo publicado recentemente no site CityLab.

     

    "Dado que o varejo enfrenta dificuldades nos Estados Unidos ante o aumento do comércio online e o estancamento dos salários desde 2008, as redes de shopping, os empreendedores e investidores americanos têm muitos motivos para buscar oportunidades no sul (do continente)", acrescenta.

     

    Ainda que as compras online também tenham decolado na América Latina, a modalidade cresce em velocidade bem menor do que nos Estados Unidos, e por diferentes razões - em alguns locais, por exemplo, o sistema de entrega não é fácil ou eficiente.

     

    Para Lizan, outra diferença é que existe uma escassez de espaços públicos seguros destinados a lazer e compras na América Latina. Segundo ele, isso faz com que os shoppings sejam uma alternativa - ainda que muita gente torça o nariz para a ideia, uma vez que o lazer no shopping está instrinsicamente ligado ao consumismo.

     

    A 'morte do shopping'

    A questão da "morte dos shoppings" nos Estados Unidos é recorrente na imprensa local. Dezenas de centros comerciais fecharam as portas na última década, e estima-se que um quarto dos 1,1 mil "malls" existentes no país podem ser extintos nos próximos anos.

     

    A estratégia de parte dos empreendimentos locais que se mantêm abertos é ampliar a oferta de experiências aos clientes, em vez de oferecer apenas opções de compras.

    E quanto ao resto do mundo? No Oriente Médio e na Ásia, registra-se um crescimento significativo dos shoppings, assim como em alguns países europeus.

     

    "O problema é que nos Estados Unidos houve um boom de construções de shoppings entre as décadas de 1960 e 1990. Foram construídos mais metros quadrados de varejistas do que o necessário", argumenta Lizan.

     

    "Por isso, fala-se hoje de um ajuste, que é agravado pelas vendas online, pela Amazon e pelas mudanças nos hábitos (do consumidor)."

     

    A dúvida, agora, é se os shoppings vão conseguir se adaptar à concorrência online e como a geração atual de milennials responderá às ofertas do mercado.

     

    Fonte: Exame

    Please reload

    Posts Em Destaque

    Novo conselho diretor da AGV é eleito para 2020/2021

    28/11/2019

    AGV Jovem e FAJERS promovem evento na Fenadoce

    10/6/2019

    Por conta de ações deflagradas pela Polícia Civil nesta data e visando resguardar a integridade dos dirigentes e associadas de nossa entidade, a Assoc...

    COMUNICADO OFICIAL

    29/11/2019

    1/10
    Please reload

    Posts Recentes

    Passo Fundo | Reunião Almoço da CDL projeta 2020 em evento interativo com mais de 250 participantes

    6/12/2019

    Santa Maria | CDL Jovem traz versão pocket de um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina

    4/12/2019

    Santa Maria | CDL realiza palestra sobre cadastro positivo com economista de Porto Alegre

    3/12/2019

    COMUNICADO OFICIAL

    29/11/2019

    Novo conselho diretor da AGV é eleito para 2020/2021

    28/11/2019

    Passo Fundo | Visão e execução estratégica para 2020, são pautas da Reunião Almoço da CDL.

    28/11/2019

    Apresentado projeto que propõe doação de área municipal para construção de nova unidade do Sesc em Santa Maria

    22/11/2019

    Santa Maria | CDL, Sindilojas e Cacism integram setores de treinamento e capacitação

    22/11/2019

    Nota de posicionamento: Complementação da Substituição Tributária provoca aumento de preços, desemprego e fuga de empresas do Estado

    11/11/2019

    Esteio Show de Natal

    8/11/2019

    Please reload

    Arquivo

    12/2019 (3)

    11/2019 (10)

    10/2019 (8)

    9/2019 (4)

    8/2019 (10)

    7/2019 (9)

    6/2019 (16)

    5/2019 (10)

    4/2019 (12)

    3/2019 (10)

    2/2019 (7)

    1/2019 (4)

    12/2018 (16)

    11/2018 (10)

    10/2018 (7)