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Conheça os quatro Estados mais propícios para realizar investimentos em franquias


Alguns Estados têm grande potencial para ser explorado pelas redes de franquia em 2018. Foto: Creative Commons.

O balanço, ainda não concluído, referente ao número de franquias criadas em 2017 deve registrar crescimento de 9%, segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF). Conheça quais os polos mais propícios a receber novos franqueados em 2018, ano apontado como o da recuperação econômica. A avaliação é da consultoria GSPP (Grupo Soares Pereira & Papera).

Minas Gerais

Minas Gerais, segundo a ABF, figura na quarta posição dos Estados brasileiros em números de redes de franquias e está em terceiro lugar em quantidade de unidades franqueadas, concentrando 8,4% do mercado.

O diferencial do estado está no poder econômico de algumas regiões. Mesmo com uma população não tão numerosa, o estado oferece grandes oportunidades ainda inexploradas e boa parte delas está em shoppings.

O caráter conservador dos mineiros tem sido um aspecto positivo para as franquias. O próprio interessado procura a rede atrás de uma oportunidade e “dessa forma, o índice de fracasso é bem reduzido, se comparado com outros mercados no Brasil”, avalia Mônica Fernandes, consultora da GSPP BH.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul está na quinta posição dos Estados brasileiros com maior rede de franqueados, segundo a ABF. Em 2016, por exemplo, o RS apresentou 1,6% na distribuição por cidades e no formato de lojas. O número é modesto em relação ao potencial econômico do estado, o que representa um enorme mercado a ser explorado.

“Após conversarmos muito com o empresariado gaúcho percebemos que a cultura local é muito forte quanto às dúvidas e tomadas de decisões. Ou seja, os gaúchos acabam não investindo como deveriam em negócios como as franquias por medo de errarem. E o mercado local é um verdadeiro celeiro de ótimas oportunidades”, opina Joner Dornelles, consultor da GSPP Porto Alegre.

São Paulo e Rio de Janeiro

O Estado de São Paulo concentra nada menos que 53% do total de franquias registradas no Brasil. A capital possui 13% do total e é líder de concentração. O leque de possibilidades de São Paulo é enorme devido à sua concentração populacional, por outro lado, a concorrência é grande também. Para operar no maior centro econômico do país é preciso ideias que agreguem ao mercado, que aposte na experiência de consumo e que supra as necessidades do exigente consumidor paulista.

A capital fluminense é a segunda cidade que mais recebe franquias no país. No estado, são 320 marcas distribuídas em mais de 13 mil lojas em operação. O pequeno estado, territorialmente falando, é um gigante econômico, mas sofre com a crise aguda. O momento é de cautela para apostar em qualquer empreendimento. Como se sabe, a crise pode oferecer oportunidades. É preciso ter visão para entender quais franquias desvalorizadas no momento podem render um retorno atrativo assim que vencida a crise. É preciso, porém, ter capital para sustentar o negócio em um momento difícil.

Fonte: Novarejo

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