O novo varejo

O desafio do novo varejo consiste em estar presente na vida do cliente, ser útil e conveniente. Foto: Shutterstock
Em tempos onde o smartphone é uma extensão do próprio corpo, o consumidor mudou o hábito de consumo e criou um novo modelo de varejo. Estudo recente do gigante Google aponta o conceito de micromomentos como sendo a base para conversão e consequentemente do sucesso.
O desafio do novo varejo consiste em estar presente na vida do cliente, ser útil e conveniente, ao mesmo tempo, conhecer as suas necessidades e particularidades. Ou seja, conhecê-lo de perto e conhecimento é poder!
Para oferecer os melhores produtos e serviços e atender às expectativas dos clientes é necessário conhecê-lo muito bem. A questão é: como adquirir esse conhecimento e potencializar a experiência do cliente?
O caminho é estabelecer uma relação transparente e de igualdade com o consumidor. Uma conversa dinâmica e interativa, em que o cliente sinta-se valorizado e com a percepção de ter seus desejos e expectativas plenamente atendidas.
Não existe fórmula de sucesso. Cada segmento deve procurar e encontrar o seu caminho. Com propósitos bem definidos, o varejista pode engajar a equipe e trazer o consumidor para perto, a ponto de sentir-se fazendo parte do produto. O novo varejo requer facilidade de compra, autoatendimento, inovação. O cliente, geralmente, quer tudo à mão, num único clique.
Portanto, o caminho da compra tem que ser uma jornada agradável, muito mais que uma compra, uma experiência positiva. O uso da inteligência na coleta de dados e aplicação assertiva destas informações trarão a competitividade necessária para o seu negócio expandir e evoluir.
Cláudia Bittencourt - Especialista em varejo
Fonte: Diário do Nordeste