top of page

Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Passo Fundo | Reunião almoço destaca planejamento financeiro

Evento promovido pela CDL teve como convidado o vice-presidente corporativo da Icatu Seguros e Previdência, César Saut

“Planejamento financeiro frente a transição demográfica, das pessoas, das sociedades e do país” foi o tema da Reunião Almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo nesta terça-feira, dia 16 de outubro. O evento teve como convidado o vice-presidente corporativo da Icatu Seguros e Previdência, César Luiz Salazar Saut.

Com os presentes, César compartilhou dados sobre previdência, planejamento financeiro e a transição demográfica. Um dos conceitos apresentados pelo palestrante foi a sigla V.I.C.A, que traz a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade como características para definir o mundo em que vivemos. “Volátil porque não segue padrões previsíveis e demanda adaptações rápidas e precisas. Incerto, pois não há como prever com clareza os próximos anos quando se está diante de informações superficiais e suposições. O mundo também é complexo pela evolução dos cenários e as inúmeras variáveis que cercam qualquer planejamento e ambíguo, pois não há mais soluções ou respostas precisas e específicas frente a transformação intensa dos significados”, explicou.

Os hábitos dos consumidores em relação ao planejamento financeiro também foram pauta do evento. Segundo Saut, mesmo que entendam a importância do planejamento financeiro, mais da metade das pessoas afirma não fazer nenhum controle sistemático do orçamento mensal. Dentre as pessoas que afirmam fazer o controle orçamentário, aproximadamente 32% fazem através de cadernos e agendas. Ainda de acordo com o palestrante, seis em cada dez pessoas afirmam ter dificuldades para fazer o controle mensal das suas despesas, pois a maioria relata dificuldade em recordar seus últimos pagamentos.

Outro assunto abordado por Saut foi a relação entre o desequilíbrio demográfico e a previdência. De acordo com ele, hoje, para cada 100 integrantes da população economicamente ativa, há 21 idosos em situação de dependência por aposentadoria. A previsão é que em 2060 sejam 63 para cada 100. Sendo assim, a tendência é de aumentar os gastos com a previdência, que representou 2,8% do PIB do país em 2017, um crescimento de 14,88% em relação a 2016.

A palestra com César Saut faz parte de uma série de ações de desenvolvimento promovidas pela CDL com o apoio da BMS-Fiscal, Guaracar Plus, SCPC, SEBRAE/RS, Sicredi Integração de Estados RS/SC e Universidade de Passo Fundo. Interessados em participar dos próximos eventos promovidos pela entidade podem entrar em contato com a CDL através do telefone (54) 3045-8804 ou do e-mail milena@cdl-pf.com.br.


Fotos Eduarda Perin/CDL

Com os presentes, César compartilhou dados sobre previdência, planejamento financeiro e a transição demográfica


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page