top of page

Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Passo Fundo | Cenários econômicos e perspectivas pós-eleições

A última Reunião Almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo em 2018 reuniu mais de 170 pessoas nessa terça-feira, dia 20 de novembro. “Cenários econômicos e perspectivas pós-eleições” foi o tema abordado pelo economista-chefe da CDL Porto Alegre e articulista de Economia do Portal Locus Online, Oscar André Frank Junior.

A evolução do cenário econômico e as perspectivas para o futuro com foco no varejo foram temas abordados pelo economista. De acordo ele, existem três vetores fundamentais que determinam as vendas do varejo: a renda real, a confiança dos consumidores e o crédito. Para Oscar, a partir dos três indicadores, a projeção é que as vendas do comércio sigam crescendo nos próximos meses, mesmo que de forma lenta.

A nível nacional, o economista citou seis medidas necessárias para que o país acelere o seu crescimento em 2019. O primeiro e mais importante desafio do governo, segundo ele, é o equilíbrio das contas públicas. O aumento das concessões e privatizações, a reforma tributária, a melhora do ambiente de negócios, a abertura comercial e a elevação do nível de capital humano também estão entre os seis principais desafios que o governo federal deve enfrentar para acelerar o crescimento a médio e longo prazo.

Na palestra, o economista também destacou os desafios estruturais do Rio Grande do Sul. “Um ponto que considero essencial é a questão da irrigação considerando a queda considerável do PIB do Rio Grande do Sul nos anos em que houveram secas ou estiagens”, disse, destacando a importância de políticas públicas nesta área. Segundo ele, além da necessidade de maiores investimento em irrigação, as finanças públicas e a demografia também são desafios do estado.

Como considerações finais, Oscar destacou que “várias reformas estruturais são necessários para acelerar o crescimento econômico do Brasil e o presidente eleito precisará desamar inúmeras bombas-relógio já nos primeiros meses de mandato”, enfatizou.

A palestra com o economista Oscar Frank fez parte de uma série de eventos promovidos pela CDL Passo Fundo em 2018 com o objetivo de desenvolver as empresas associadas. Outros outro eventos como este foram realizados no ano com o apoio da BMS-Fiscal, Guaracar Plus, SCPC, SEBRAE/RS, Sicredi Integração de Estados RS/SC e Universidade de Passo Fundo. Temas como sucessão familiar, tendências e boas práticas para o varejo, comportamento do consumidor, planejamento urbano, previdência e planejamento financeiro, blindagem patrimonial e vendas foram abordados.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page