top of page

Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Passo Fundo | Câmara Jovem Empreendedor promove encontro sobre Design Thinking

Evento promovido pela CDL Passo Fundo reuniu mais de 25 jovens empreendedores no B-LAB Learning Space


Na noite de segunda-feira, dia 8 de julho, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo realizou mais um encontro da Câmara Jovem Empreendedor. A 8ª edição do evento abordou o tema “Design Thinking” e reuniu cerca de 25 jovens no B-LAB Learning Space. Durante o evento, foram realizadas oficinas que desenvolveram a criatividade dos participantes para a resolução de problemas.


As atividades do encontro foram conduzidas pela CEO de Gestão e Metodologia do B-LAB Learning Space, Verônica Bressan. Segundo ela, o método utilizado para ensinar sobre Design Thinking para os participantes foi pensado e aplicado de uma forma inovadora para comunicar estes processos, utilizando os recursos que o B-LAB oferece. Para isto, foram realizadas oficinas em que os jovens foram apresentados às cinco etapas do Design Thinking, que consistem em processos lógicos e práticos para a resolução de problemas.


Na primeira parte da oficina, os participantes desenvolveram as etapas do Design Thinking na prática. Em duplas, tiveram que entender as necessidades do colega para, a partir disto, prototipar um produto. Já no segundo momento das atividades, os jovens foram divididos em grupos onde tiveram que aplicar as mesmas etapas do processo anterior para a resolução de um problema real identificado pelo grupo. Com isto, os participantes puderam compreender como o Design Thinking pode ser utilizado no dia a dia de cada empreendedor.

“O Design Thinking originalmente era usado na indústria para o desenvolvimento de produtos, mas ele nos coloca na condição de criadores, então, quando a gente tem um problema, o Design Thinking propõe uma solução através da metodologia que tem etapas planejadas, com propósitos e objetivos muito claros”, comenta Verônica. Segundo ela, o método pode ser aplicado em qualquer área.


Além de propor uma nova maneira de solucionar problemas, o método também estimula o pensamento criativo e a percepção de novos aspectos a cerca do que precisa ser resolvido dentro das empresas.


O entendimento das etapas práticas do processo de resolução fez com que os jovens empreendedores, como o empresário Vinicius Gressler, saíssem do evento mais inspirados e criativos para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Para Vinicius, momentos como este permitem o aumento do networking para formar novas parcerias em seu negócio. “Acredito que tudo se encaixa, então o evento foi muito produtivo, agregador e saio daqui muito contente com o que aprendi”, destaca.


A atividade desenvolvida no B-LAB faz parte de uma série de ações promovidas pela Câmara Jovem. Para a presidente da CDL Passo Fundo, Carina Sobiesiak, o projeto motiva os jovens a se tornarem protagonistas de atividades que agreguem e elevem a competitividade de suas empresas. “A Câmara Jovem incentiva a busca de novos mercados e tecnologias, engajando jovens empresários, sucessores e empreendedores à adoção de novas posturas frente aos desafios que o mercado impõe”, enfatizou. Empreendedores, empresários e sucessores que têm de 18 a 35 anos podem fazer parte da Câmara, que promove reuniões periódicas para o debate de demandas e de soluções promovidas em conjunto. Quem deseja conhecer e participar da Câmara Jovem Empreendedor pode entrar em contato com a entidade através das redes sociais @cdlpassofundo ou pelo telefone (54) 3311-6096.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page