top of page

Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Convenção da AGV reúne especialistas em diferentes setores do varejo


O auditório lotado com mais de 120 pessoas marcou a 7a Convenção da AGV, realizada no dia 12 de outubro, no Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria. Logo após a execução dos hinos nacional e regional, o deputado estadual Edson Brum - representando a Assembleia Legislativa - destacou a importância da união entre os lojistas. "Quem representa uma classe, deve ser o espelho e a semelhança do seu povo. Para isso, deve contar com uma voz política, pois é este o meio da transformação de um Estado. Fica a reflexão para que comecem a pensar nas eleições municipais do ano que vem, começando pela câmara de vereadores de cada município", aconselhou o parlamentar. 


O diretor da AGV e presidente da comissão organizadora do evento, Everton Netto, ao dar as boas vindas ao grupo, compartilhou uma pergunta que fez a si mesmo enquanto estava deslocando-se à convenção. "Qual o real motivo de dezenas de pessoas se deslocarem de diferentes cantos do estado para uma convenção? E aí meus amigos, posso garantir a vocês que quando este movimento ocorre, é sinal que - sim - estamos plantando uma semente fortíssima pro nosso futuro. Viemos em busca de conteúdo e capacitação? Não temos dúvidas quanto a isto! Mas viemos ao encontro ao que vejo que este grupo da AGV mais possui inserido no seu DNA: amizade forte, cumplicidade e união! Viemos pois acreditamos no relacionamento, na boa convivência e, acima de tudo, que o resultado tão esperado não depende de nós, depende de todos nós", declarou Everton.


"Vamos tirar o S da palavra CRISE e ver que é possível transformar em CRIE. Os empresários têm esse dom e todos que estão aqui sabem bem o que estou falando. Precisamos ter coragem para enfrentar os desafios e as mudanças necessárias para construir um Estado melhor", disse o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon. 


O presidente da AGV, Ricardo Diedrich, destacou a importância da presença de cada um no evento, que está na sétima edição. "Estarmos unidos e nos capacitando, em um sábado que ainda é feriado, demonstra o quanto estamos nos dedicando para nos tornarmos pessoas e profissionais melhores", salientou. O empresário lembrou ainda que para ser um grande empreendedor é preciso ter "apenas" SORTE, desmembrando o significado de cada letra: Seriedade, Organização, Responsabilidade, Tempestividade e Esforço extra. 


O empresário Mario Gazin, em um bate papo descontraído e realista, falou sobre a atual situação econômica do país e que temos 'novas tendências e velhos problemas`. Ele acrescentou ainda questões do dia a dia dos lojistas, que estratégia é o como e meta é o onde, pois a meta está dentro de cada um. Gazin encantou os presentes contando a sua trajetória profissional até chegar ao atual momento, reconhecido como um grande empresário do cenário nacional. "A felicidade não é fazer tudo que se tem vontade, mas ficar feliz com o que se está fazendo", finalizou a apresentação com a frase de Içami Tiba.  


O futuro do trabalho na era da inovação foi o tema abordado por Bruna Cifuentes, que despertou na plateia a atenção para a necessidade de se adaptar ao novo momento. "Vivemos um  cenário de mudanças constantes, mercado volátil, incerto, complexo e ambíguo. Precisamos nos adaptar ao novo ou então os negócios vão fechar. É importante destacar ainda sobre o ato de valorizar a diversidade dentro de nossas empresas e entender que todos somos iguais e em momentos diferentes de vida", acrescentou a palestrante. 


O deputado estadual e líder do governo Eduardo Leite, Frederico Antunes, esteve na convenção para apresentar os principais pontos das reformas estruturantes que buscam reorganizar as finanças do Estado. O parlamentar acompanha a AGV desde a sua criação e esteve presente em todas as edições da convenção. Na sua fala, destacou que 60% da folha de pagamento do Estado é para inativos e o custo da previdência que já ultrapassa R$ 12 bilhões por ano. O projeto do novo código ambiental, que já está em tramitação na Assembleia Legislativa, também foi destacado. O deputado ainda realizou a apresentação do colega de parlamento, Rodrigo Lorenzoni, autor do projeto de Lei de Liberdade Econômica. Lorenzoni estava entre os palestrantes do evento mas devido a um problema familiar, não conseguiu comparecer. 


O painel da AGV Jovem,  "Empreendedorismo e transformação digital", levou ao palco, junto com o presidente Norbert Treis, os empresários Fabiano Bladt, Joel Leone e Lindiane Baisch. Fabiano Bladt apresentou a sua empresa Ushtemp, os diferenciais da marca e sobre como usam a tecnologia e a customização de uma forma prática na produção e na interação com os clientes. Joel falou sobre as suas lojas: Davanti, do ramo ótico, e também sobre a Barber Shop Man Soul. Resgatou o histórico profissional de empresas tradicionais e como se encontrou no ramo comercial. "É possível termos empresas pequenas que sejam referências em nível estadual e até mesmo no país", falou. Lindiane completou o painel falando sobre tendências de consumo, realidade global e os desafios em aplicar isso de forma regional. Ela é diretora de marketing da empresa CVI Refrigerantes, que trabalha com a marca Coca-Cola. "É preciso entender o porquê do comportamento do consumidor, que cada vez mais tem a expectativa de se tornar importante e especial para as marcas. Podemos fazer desdobramentos locais em estratégias globais e criar ações voltadas para cada público alvo", acrescentou. Uma ação surpresa, com dançarinos da marca de energético Monster, agitou os participantes e, segundo Lindiane, permitiu uma aproximação com a marca. Norbert lembrou que, mesmo com toda a tecnologia e inovação, precisamos sempre lembrar das pessoas e do quanto o varejo trabalha para elas. "Sabemos que o perfil do consumidor está mudando e que se a marca não trabalhar com novidades, a empresa não vai prosperar e acaba virando estatística", finalizou.


As advogadas Leticia Maganha e Lauren Azevedo, especialistas em compliance trabalhista, falaram sobre os cuidados e atenções que todo empregador deve ter. Diferentes casos relacionados à importância de ter um código de conduta e um regulamento interno nas empresas foram apresentados, assim como de assédio moral e a síndrome de burnout. "Mesmo em 2019, precisamos ter registros escritos para garantir a segurança jurídica nas empresas", explicaram.


Xavier Fritsch encerrou o ciclo de palestras com a apresentação "O foco dos lojistas super vendedores para 2020". "O caos sempre traz muitas oportunidades, quando se está realmente preparado para perceber isso e não envolvido com as resistências às mudanças irreversíveis que já se instalaram", explanou. Conhecimento superior de vendas no varejo, segundo ele, é o principal diferencial no segmento atualmente. Xavier falou da tática da "isca", que são produtos muito desejados por muitos clientes que os lojistas querem atrair por uma oferta irresistível. "Quanto mais acertar na isca, mais fluxo traz pra dentro da loja, assim como o uso de gatilhos mentais, que são palavras e expressões que eu uso para fazer as pessoas fazerem o que eu quero", complementou. Durante mais de uma hora e meio de conversa, ele deu diferentes dicas para os empresários, passando por estratégias de venda, uso da tecnologia, formas de captação de clientes e conceitos de marketing. "A loja precisa investir em comunicação, com layout mais vendedor e não apenas o expositor. É preciso lembrar que racional é o lojista, enquanto o cliente é emocional", aconselhou o especialista em varejo.  


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page