Passo Fundo | CDL faz reunião conjunta com a prefeitura, AMPLA e deputado estadual
Em reunião na tarde desta quarta-feira, a entidade enalteceu o anúncio da flexibilização, mas alertou que a retomada não é imediata e recuperação do tombo será lenta
Na tarde desta quarta-feira (17/03), o presidente da CDL, Sérgio Giacomini, acompanhado de membros da diretoria, recebeu autoridades municipais, regionais e estaduais em reunião virtual. O encontro com foco no apoio às empresas e à economia, contou com a participação do Prefeito de Passo Fundo Pedro Almeida, do vice prefeito João Pedro Nunes, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Diorges Oliveira, do presidente da AMPLA – Associação dos Municípios do Planalto Iura Kurtz e do Deputado Estadual Mateus Wesp.
De acordo com o presidente da CDL, a flexibilização anunciada pelo governador, que sempre foi defendida pela entidade, é muito positiva e extremamente importante, já que as empresas não possuem mais condições de se manterem com as portas fechadas. Usando os números da pesquisa da entidade, que mediu os impactos da bandeira preta nos negócios, o presidente ilustrou a situação “A pesquisa da CDL mostrou que mais de 40% dos empresários entrevistados, indicaram que não tem recurso para suportar mais do que 15 dias de estabelecimento fechado. E outro dado importante, é o número de empresas que vão ser obrigadas a demitir, segundo a pesquisa, serão mais de 50% do total”. A diretoria da CDL destacou que a flexibilização é necessária para permitir o início da retomada, porém os efeitos não devém ser imediatos, tanto pela baixa procura que deve ocorrer nos primeiros dias por produtos e serviços, quanto pelos resultados negativos acumulados ao longo das últimas semanas. E por essa razão, a diretoria da entidade, enfatizou que é fundamental a criação de ações para o apoio às empresas, como incentivos com recursos, ampliação de prazo para o pagamento de tributos e outros.
A diretoria acrescentou que é fundamental a manutenção permanente do sistema de cogestão no Modelo de Distanciamento Controlado do RS, tendo em vista que o fechamento das empresas, no entendimento da entidade e dos associados, não tem efetividade. Por limitar as atividades em setores que não são causadores do aumento no contagio e além disto sempre mantiveram e estimularam o respeito a todos os protocolos.
Em suas falas, os representantes da Prefeitura, Associação de Municípios do Planalto e o Deputado Estadual, destacaram como “boa notícia” o anúncio de flexibilização para a próxima segunda-feira e enalteceram o trabalho conjunto entre o poder público e a representação do setor privado. O prefeito Pedro Almeida destacou a importância da atuação da CDL para levar ao poder público as contribuições, opiniões e demandas dos associados “quero parabenizar a CDL e o seu presidente, por assumir o seu papel representativo e o modo de condução das atividades para o bem das empresas, dos empregos e da economia de Passo Fundo”.
Também houve consenso, sobre a necessidade da colaboração de toda a população, para frear o aumento do contágio do novo coronavírus. Sempre respeitando os protocolos, evitando ao máximo atitudes de risco como as aglomerações. Pois somente assim, será possível preservar as vidas e também os empregos, através do funcionamento da economia com as empresas abertas de forma segura.
